Vida e família

Vai mudar de casa? Não se esqueça de alterar a sua morada

Ao mudar de casa é normal esquecer-se de alterar a sua morada em alguns serviços. Por isso leia este artigo para ajudá-lo a relembrar de todas as alterações

Autor Externo Autor Externo , 31 Março 2020

Mudar de casa pode ser um período de elevado stress na sua vida devido aos inúmeros assuntos que tem que tratar num curto espaço de tempo. Entre as inúmeras burocracias que terá que lidar, alterar a sua morada em diversos serviços é uma das tarefas que terá que fazer.

Neste artigo, relembramos os serviços mais relevantes em que necessita de proceder à alteração da sua morada. Em cada serviço pode também ficar a conhecer os locais onde pode proceder a esta alteração.

1 - Deve alterar a sua morada em primeiro lugar no Cartão do Cidadão, pois está associada à sua morada fiscal

Hoje em dia, quando mudamos de casa é fundamental que um dos primeiro passos seja alterar a morada no Cartão do Cidadão. Ao alterar a morada no Cartão do Cidadão está a alterar a sua morada fiscal no Portal das Finanças, no IEFP, e em vários outras entidades privadas.

A alteração da morada fiscal é obrigatória por lei, e caso não o faça poderá estar sujeito à aplicação de uma coima.

Como e onde proceder à alteração: atualmente pode fazer a alteração de morada online, através da chave móvel digital do ePortugal, ou dirigir-se a um balcão do Instituto dos Registos e do Notariado ou a uma Loja do Cidadão.

Ler mais: Renovar o Cartão do Cidadão sem sair de casa

2 - Alterar a morada no Documento Único Automóvel

Depois de alterar a morada no seu cartão do cidadão é aconselhável proceder à alteração de morada no Documento Único Automóvel (DUA). Isto porque se demorar mais de 60 dias a proceder à alteração, poderá pagar um valor bastante mais elevado.

Como e onde proceder à alteração: se já tiver o seu Cartão do Cidadão com a alteração efetuada, basta levar uma fotocópia, o seu Documento Único Automóvel, também designado como Certificado de Matrícula, e o Requerimento de Registo Automóvel preenchido.

A alteração pode ser efetuada online, no portal Automóvel Online ou presencialmente num balcão do IRN ou numa Loja do Cidadão. Se optar pela alteração online, lembre-se que é necessário ter um leitor de cartões e os respetivos códigos do Cartão do Cidadão. A alteração é feita através do campo outros pedidos, abrindo uma nova página que terá a opção de Alteração de Nome/Denominação e/ou Mudança de Residência/Sede.

3 - Se tem seguros contratados, reveja os seus dados

sessão de fisioterapia ao pescoço de um homem

Se é proprietário de automóvel no mínimo terá que contactar a sua seguradora para alterar a sua morada. Já quem tem mais seguros contratados, sejam estes de seguro de saúde, seguro de vida, seguro multirriscos, entre outros, deve contatar as seguradoras a quem contratou os seus seguros e informar-se sobre os procedimentos para esta alteração.

Como e onde proceder à alteração: no caso da alteração da sua morada relativamente aos seguros contratados, o procedimento difere de seguradora para seguradora. Existem seguradoras que têm essa opção disponível no seu site, mas outras seguradoras pedem o envio de uma carta onde seja pedida essa alteração.

No caso de ter que enviar uma carta com o pedido de alteração de morada, opte sempre por enviar uma carta registada com aviso de receção. Pode também contatar a linha de apoio ao cliente para seguir o melhor procedimento e com os custos mais baixos.

4 - Não se esqueça de notificar o seu Banco para alterar a sua morada

Alterar a sua morada na sua instituição bancária ou em todos os bancos do qual é cliente deve ser visto como uma prioridade. Afinal toda a comunicação bancária e financeira é algo extremamente pessoal e confidencial. Por isso logo que tenha oportunidade deve proceder à alteração da sua morada.

Como e onde fazer a alteração: É aconselhável dirigir-se ao balcão dos bancos onde é cliente, onde aderiu aos produtos bancários/financeiros, e pedir a alteração de morada. É importante que leve consigo um comprovativo da nova morada. Como muitos bancos nestas situações pedem um comprovativo oficial da morada fiscal, deve solicitar o mesmo no Portal das Finanças e imprimir o documento.

5 - Na maioria dos casos pode precisar alterar e renegociar os serviços de telecomunicações, água e eletricidade

jovem rapariga no sofá com o comando na mão a ver televisão

Ao mudar de casa terá que tratar inevitavelmente dos contratos da água, electricidade, gás, e telecomunicações. Se a sua nova casa for noutro município, o contrato com a companhia de água pode ser noutra companhia. Nestes casos é essencial que se informe com antecedência para fazer um novo contrato para a nova habitação.

Em relação ao contrato de eletricidade e gás natural, muitas das companhias de eletricidade já facilitam este processo sem grandes burocracias. Contacte a companhia para saber qual o melhor procedimento. Em alguns casos não tem que rescindir o contrato da morada antiga por escrito, sendo apenas necessário contatar a empresa, seguir os passos indicados, e indicar as datas que pretende que seja ligada a energia e o gás na nova habitação e que sejam cancelados na antiga.

Por fim em relação às telecomunicações, a alteração de morada pressupõe que existam uma transferência dos serviços para a sua nova habitação. O ideal é em primeiro lugar ligar para a linha de apoio ao cliente, antes de mudar de casa, e saber quando termina a sua fidelização e se a empresa assegura o mesmo serviço na nova morada.

Caso ainda tenho um longo período de fidelização, e se a empresa assegurar os mesmos serviços na nova morada, será efetuado um novo contrato com nova fidelização. O contrato poderá ser feito por telefone ou numa loja, tendo que ser agendada a ida dos técnicos para proceder à respetiva instalação dos serviços.

Ler mais: Como cancelar um contrato feito pelo telefone

6 - Com a alteração da sua morada pode precisar de mudar de Centro de Saúde, mas só se quiser

médica a fazer check up a criança com tshirt cor de rosa

Dependendo da distância da sua antiga residência para a nova poderá ser conveniente para si, devido à distância que poderá existir, mudar de Centro de Saúde. No entanto, a alteração para o Centro de Saúde da sua nova área de residência não é obrigatória e poderá manter o seu médico de família se assim o desejar. Se pretende mudar de Centro de Saúde vai precisar inscrever-se no da área da sua residência.

Como proceder à inscrição: Para se inscrever no Centro de Saúde da sua nova área de residência tem três opções: dirigir-se à recepção do centro onde pretende ficar, ir a um balcão do Ministério da Saúde ou a uma Loja do Cidadão da sua área de residência. Deve levar consigo o seu Cartão de Cidadão e um comprovativo da sua nova morada.

7 - Para algumas pessoas, a alteração da morada no Dístico de Residente não deve ser esquecida

O Dístico de Residente é algo essencial em algumas zonas do país, principalmente nas grandes cidades, já que permite o estacionamento na sua zona de residência, sem que tenha que pagar parquímetros e multas. Este dístico é renovado todos os anos, e é muito utilizado no Distrito de Lisboa, Porto e em outras cidades.

Para quem mudou de residência, de uma zona com parquímetros para outra que tenha os mesmos, é importante proceder ao pedido de alteração de morada, a menos que a validade do mesmo esteja a chegar ao fim.

Como pedir a alteração da morada: Na maioria dos casos terá mesmo que fazer um novo dístico para cada veículo para a sua atual morada, deslocando-se até a um balcão da empresa em questão. É essencial que já tenha alterado a morada no Cartão do Cidadão, pois por norma não existe outro comprovativo de morada aceite. Leve sempre consigo o Documento Único Automóvel, tendo este também que ter a morada já atualizada.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *