Vida e família

7 dicas para poupar em produtos de beleza

Para poupar em produtos de beleza, utilize cartões de cliente ou aproveite promoções em várias altura do ano. Saiba estas e outras dicas neste artigo.

Autor Externo Autor Externo , 11 Fevereiro 2020

Os produtos de cosmética e beleza fazem parte de muitas casas portuguesas. Por vezes, alguns problemas de pele ou de cabelo fazem com que se tenha de comprar produtos em farmácias, aumentando assim a despesa todos os meses.

Para não desequilibrar o orçamento familiar, pode seguir estas dicas de poupança na compra de produtos de cosmética e beleza.

1. Estabeleça um orçamento mensal para produtos de beleza e tratamentos:

O ideal, para saber onde pode começar a “cortar” e a poupar, é saber exatamente quanto está a gastar atualmente, por mês, em produtos de beleza.

Anote tudo o que compra e qual o custo e tente ajustar um valor fixo mensal, cortando naquilo que não é estritamente necessário. O importante é que cumpra mensalmente e não fuja desse valor, para que o orçamento não derrape!

2. Identifique quais os produtos essenciais quais são supérfluos:

Para entrar em linha de conta com o orçamento estabelecido anteriormente, terá que fazer uma análise crítica em relação aos produtos que são realmente essenciais no seu dia a dia, e aqueles que não lhe acrescentam nada e são um gasto supérfluo. É essencial, para que consiga fazer este exercício, que não se deixe dominar pelas “novidades” e comprar apenas quando necessita dos produtos. Evita assim comprar produtos, acumular e com o tempo nunca usar.

3. Não se entusiasme demasiado com as promoções:

É habitual comprarmos produtos só porque estão mais baratos e nos parecem uma “pechincha”, mas no final de contas acabamos por usar uma ou duas vezes, ou não usamos de todo. Não se empolgue com os saldos ou promoções, se não for para poupar nos produtos que realmente utiliza diariamente.

Caso tenha maquilhagem os cosméticos que comprou e nunca usou e ainda estão dentro da validade, porque não fazer uma mini feira entre amigas e vender o que não utiliza, mas acabou por comprar por impulso?

4. Use sites e cupões de desconto:

No que toca a tratamentos de estética, estes são, por norma, bastante dispendiosos. Porque não aproveitar os múltiplos descontos em estética e depilação, oferecidos pelos vários sites de desconto, tais como: lifecooler ou Odisseias, por exemplo.

Aqui vai encontrar diversos packs promocionais em tratamentos de beleza, spa e depilação que a vão fazer poupar muito dinheiro! Se utiliza produtos de marcas cujo preço não favorece em nada o seu orçamento, aguarde pelas grandes promoções ou descontos e se valer a pena compre em mais quantidade, tendo sempre em conta o prazo de validade.

Por vezes nas lojas online de determinadas marcas, existem promoções que não se verificam nas lojas físicas e que tornam os produtos bem mais em conta.

5. Cartão de cliente:

Se as lojas onde costuma adquirir os seus produtos de higiene pessoal, beleza e maquilhagem possuir cartão cliente, então peça um.

Para além dos descontos exclusivos que existem apenas para quem possuiu o cartão, alguns permitem acumular pontos por cada compra, que poderá trocar por produtos.

Se tem por hábito comprar este tipo de produtos em farmácias, então peça o cartão das Farmácias Portuguesas. Com este tem direito a descontos na compra de vários produtos de beleza, para além de acumular pontos que pode trocar em futuras compras.

6. Use tudo até à última “gota”:

Verifique se utiliza os produtos até à última gota. Abra a embalagem com uma tesoura e aproveite todo o produto que ainda resta no interior e que não conseguiria aproveitar de outra forma. O mesmo poderá fazer com o champô e amaciador e poupará muito dinheiro!

Vale a pena lembrar que, para que o produto não seque ou seja contaminado por micro-organismos, deve fechá-lo com película aderente, por exemplo.

7. Ponha em prática alguns truques de beleza

Se quiser poupar em alguns produtos, pode tentar recriá-los em casa com produtos naturais, como mel, óleo de coco, entre outros. Tenha em atenção na forma como utiliza os mesmos e informe-se primeiro quais as condições de segurança que deve seguir para não estragar a pele ou o cabelo.

Para além destas dicas e truques de beleza caseiros, pode pesquisar muitas outras, em sites ou canais do youtube. Com certeza que vai encontrar algumas que vai querer experimentar e por em prática com mais frequência. Deste modo, consegue poupar e o orçamento familiar agradece.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *