Vida e família

5 formas inesperadas de como o voluntariado lhe permite poupar dinheiro

Já alguma vez fez voluntariado? Sabia que além de estar a contribuir para um mundo melhor, também está a poupar dinheiro? Então fique atento ao artigo.

Autor Externo Autor Externo , 13 Fevereiro 2020

Disponibilizar parte do seu tempo, quer seja na sua comunidade mais próxima, o seu local de trabalho ou noutro lugar do mundo, é sempre uma boa maneira de contribuir para uma causa que permita vivermos todos num mundo melhor.

O voluntariado é assim uma atividade que além de ajudar os outros, este pode ter imensos benefícios inesperados na sua vida. Eis algumas razões e dicas como pode poupar dinheiro e saúde ao fazer voluntariado regularmente.

Conhece pessoas novas

Geralmente quando queremos e tentamos conhecer pessoas novas, temos de ir a eventos ou ir simplesmente a um café. Com isto, irá gastar dinheiro porque terá de consumir algo.

Com o voluntariado, ao pertencer a uma comunidade, será muito mais fácil fazer novos amigos, que ao mesmo tempo estão a contribuir para uma causa comum. Além isso, poderá encontrar pessoas com os mesmos gostos que os seus. Com isso, conseguirá rapidamente expandir a sua rede de amigos sem ter que pagar um cêntimo por isso.

Viaja com pouco dinheiro

Apesar de neste caso requerer mais uma mudança de estilo de vida, existem variadas oportunidades de voluntariado que lhe permitem viajar por um longo período de tempo, por baixo custo.

Algumas organizações assumem, por exemplo, os custos de alojamento, entre outros custos em troca do seu trabalho. Se realmente tem um gosto especial pelo ambiente, ajudar pessoas em dificuldades, etc. esta pode ser uma ótima forma de contribuir para um mundo melhor, ao mesmo tempo que viaja por sítios diferentes (que à partida não conseguiria pagar, caso fosse de férias). Eis como pode, por exemplo, poupar nas viagens de avião.

No entanto, tenha em atenção que alguns custos, tais como vacinação e passagem de avião provavelmente terão de sair do seu bolso. Mesmo assim, pode sempre considerar esta mudança de estilo de vida em prol de viajar pelo mundo fora com pouco dinheiro.

Ler mais: 15 apps para poupar em viagem

Poupa dinheiro com a saúde

Existem variados benefícios para a saúde caso faça voluntariado. Um estudo elaborado pela Corporation for National & Community Service, aponta que pessoas que fazem voluntariado têm taxas de mortalidade inferiores, maior capacidade e taxas menores de depressão numa idade avançada.

Este estudo também demonstra que beneficia imenso quem já se encontra reformado, visto que permitirá que estes mantenham em alta a sua atividade física e social durante esse estágio da vida. Assim sendo, este tipo de oportunidades que, à primeira vista, têm pouco impacto, podem trazer-lhe imensos benefícios para a saúde.

Analisando de outro ponto de vista, ao resguardar a sua saúde fazendo voluntariado, isto irá permitir-lhe que não só não tenha que gastar tanto dinheiro em centros de saúde e hospitais, além de que estará a contribuir para o seu bem estar pessoal de uma forma geral.

Ler mais: 5 coisas que deve analisar antes de contratar um seguro de saúde

Melhora o currículo e o seu próprio valor

Ao fazer voluntariado, é indiscutível que isto lhe permitirá ter um currículo melhor e mais valioso aos olhos de um recrutador. Isto, porque o trabalho árduo, o compromisso para com uma causa, entre outros aspetos são muito valorizados na hora de escolher um candidato. Além isso, demonstra responsabilidade acrescida, o que significa que o voluntariado irá sem dúvida enriquecer o seu percurso profissional.

De uma forma monetária, isto irá permitir-lhe que os seus próximos empregos tenham um impacto bastante significativo na sua remuneração. Com isto irá assim destacar-se dos outros que não tiveram nenhuma experiência de voluntariado.

Ler mais: 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes

Diminui as idas ao ginásio

Muitas oportunidades de voluntariado requerem atividade física. Atividades como cozinhar e entregar comida aos sem-abrigo, ajudar a reparar e reconstruir casas, ajudar no combate aos incêndios, ou mesmo brincar com crianças que necessitem de um mentor, são exemplos que irão trazer para a sua vida uma atividade física regular. Como tal, já não irá necessitar de algumas visitas ao ginásio para manter a forma.

Estas são algumas formas de como o Voluntariado pode ser uma boa actividade para fazer novos amigos, ajudar o outro e estar ativo durante a semana.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *