Utilidades

Tem moedas antigas? Elas podem valer algum dinheiro

Se tem na sua posse moedas ou notas antigas, saiba que pode valorizá-las e com isso ganhar um dinheiro extra.

Rui Aspas Rui Aspas , 12 Setembro 2019

Na transição do escudo para o euro, muitas foram as pessoas que, por mera recordação ou então por não conseguirem efetuar a troca a tempo, mantêm na sua posse notas e moedas de escudo.  

No entanto, saiba que se as moedas que já saíram de circulação são já consideradas um pedaço muito importante da nossa história económica e financeira e identificadas como património antiquário.   

Vender estas moedas é uma excelente oportunidade de gerar um rendimento suplementar para além de libertar algum espaço em casa.  

Como saber o valor real das moedas? 

Primeiramente, pode sempre consultar sites de numismática, onde pode encontrar nos seus diretórios online vários tipos de moedas antigas, inclusive portuguesas que datam desde o século XVIII até ao século XXI.  

Caso tenha na sua posse também moedas e notas da República Portuguesa e ex-colónias, aconselhamos que visite o site Numisrepublica.   

Outra das formas de saber qual o preço das moedas é por intermédio da rede social Facebook, onde vai encontrar alguns grupos de partilha como é o caso do Numismática Portugal. Contudo, como é uma rede de partilha, poderá necessitar de ajuda de um especialista. 

Pode consultar e pesquisar os catálogos anuais de numismática, que anualmente se publica em Portugal. Neste catálogo, são publicados todos valores das mais diferentes moedas e notas antigas, podendo para o efeito encontrar esses catálogos nas lojas de selos, casas da moeda ou até mesmo utilizando a Internet e pesquisar por lojas online.  

Se quiser saber qual o valor que é cobrado na atualidade pelo mercado neste âmbito das moedas antigas, pode sempre consultar os sites Portugal MoedasPronumis.   

Porém, há que saber procurar nas moedas detalhes específicos para que as mesmas tenham um alto valor de mercado e lhe possam gerar um bom complemento. Deve sempre procurar as moedas pelo seu cunho tendo como premissa o ano que estas têm incutidas.   

Saiba também que uma moeda pode ver o seu valor alterado e modificado, dependendo do estado de conservação em que ela se encontra e de acordo com a raridade do cunho que lhe foi impresso.   

Em leilões, pode verificar os valores que são pedidos por essas moedas, com as condições muito similares ao das outras opções de valorização disponíveis no mercado.   

Avaliação da moeda

Pode também pedir que lhe seja feita uma avaliação da moeda, ao contratar os serviços de um profissional desta área, como é caso de numismatas profissionais.  Estes podem ter um selo para certificar o real valor da moeda.  

Existe uma lista de avaliadores oficiais que pode verificar através do site da Imprensa Nacional Casa da Moeda ou então solicitar um contacto junto de um negociante ou comerciante com experiência no mercado de avaliação de moedas antigas.   

Outra das hipóteses ao seu dispor é pedir a avaliação das moedas antigas nas lojas de moedas ou em antiquários onde a avaliação efetuada é gratuita.   

O mesmo princípio das moedas também se aplica às notas: caso tenha notas antigas e pretenda saber quanto elas valem hoje em dia, basta seguir os mesmos passos e explorar todas as opções aqui descritas, podendo não só vender essas notas como também as trocar por euros.   

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *