Utilidades

O que é a Chave Móvel Digital?

Os serviços públicos têm sofrido uma evolução tecnológica significativa nos últimos anos, que tem ajudado os cidadãos a ter acesso a diversos serviços à distância de um clique.

Luisa Barreira Luisa Barreira , 13 Setembro 2019

Se ainda há quem prefira deslocar-se aos balcões (pelo desconhecimento sobre outras alternativas, ou porque se sente pouco à vontade com as novas tecnologias) e ter alguém do outro lado que o atenda pessoalmente, a maioria das pessoas prefere resolver o que puder online, sem filas, sem horários e dispensando deslocações e senhas. 

Para que não tenha de decorar muitas passwords de acesso a diversos serviços, pode fazer a Chave Móvel Digital.  

Leia este artigo e saiba o que é, como pedir e onde pode utilizar esta ferramenta. 

O que é a Chave Móvel Digital?

Trata-se de um método de autenticação seguro e online para acesso a serviços de entidades públicas e privadas, sem necessidade de decorar passwords diferentes para cada serviço. Basta apenas saber o seu número de telemóvel e um código PIN escolhido por si. Após a introdução destes dados no site onde pretende navegar, é-lhe enviado um código numérico para o seu email, telemóvel ou Twitter, dependendo da sua escolha. 

Onde posso utilizar a Chave Móvel Digital? 

A Chave Móvel Digital é utilizada para ter acesso às áreas privadas do utilizador, nos sites dos vários serviços públicos ou privados. Permite ainda a assinatura eletrónica, de forma segura, de vários documentos digitais. 

O processo é sempre idêntico em todos os sites: ao autenticar-se através da Chave Móvel Digital, ser-lhe-á pedido o seu número de telemóvel e o PIN escolhido por si, e receberá em instantes o código de segurança que deve inserir no campo correspondente. 

Pode ser utilizada em sites como: Portal do Serviço Nacional de Saúde, na “Área do Cidadão”, Portal das Finanças, Portal do Certificado do Registo Criminal, Site da Segurança Social Direta, site do IMT, site da EDP Comercial e outras entidades. 

Até à data já foram pedidas mais de 230 mil Chaves Móveis, para que, apenas acedendo ao seu telemóvel, tenha à sua disponibilidade uma alargada gama de serviços e o seu dia a dia se torne mais fácil e prático.  

Como posso obter a Chave Móvel Digital?

Pode obter a chave presencialmente, nos balcões de atendimento das lojas do cidadão ou online através da página autenticacao.gov.pt

Se optar por pedir a Chave Móvel Digital pela Internet, pode fazê-lo utilizando o seu Cartão de Cidadão (CC), o PIN de autenticação do mesmo e um leitor de cartões smartcard. Ou através do seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a password do portal das finanças. 

Pedir a Chave Móvel Digital com o Cartão de Cidadão e leitor de cartões:

1. Introduza o seu CC no leitor de cartões e de seguida entre no portal autenticacao.gov.pt;

2. Selecione o separador “Cartão de Cidadão” e clique em “Autorizar”;

3. De seguida vai-lhe ser pedido que descarregue plug in, que permite o reconhecimento e leitura do seu CC. Clique em “Descarregar plug in”; 

4. Será descarregado para o seu computador o programa "Instalador plugin Autenticacao.Gov.msi" (deve verificar na pasta downloads ou transferências). Abra o programa e siga os passos para instalação. Por último clique em “Concluir”;

5. Depois de instalado o plug in, clique em “Continuar Autenticação”;

6. Introduza o PIN de Autenticação (conjunto de 4 dígitos), que consta da carta que lhe é enviada para casa, para levantamento do CC quando é renovado;

7. Vai aparecer de seguida uma página com os seus dados pessoais que terá de “Confirmar”;

8. Será encaminhado para a sua área pessoal da Chave Móvel Digital, onde irá clicar em “Ativar Serviço”;

9. Nesta fase deve associar o seu número de telemóvel e o seu email à Chave Móvel Digital, introduzir o PIN de Autenticação e clicar em “Confirmar”;

10. Fica assim concluído o processo para obtenção da Chave Móvel Digital. 

Pedir a Chave Móvel Digital com NIF e password das Finanças: 

1. Aceda à página acesso.gov.pt e introduza o seu NIF e password das finanças e clique em “Autenticar” e de seguida em “Autorizo”;

2. De seguida, associe o seu número de telemóvel e email à sua Chave Móvel Digital. Clique em "Seguinte";

3. No campo seguinte deve colocar o código de segurança recebeu via SMS;

4. Depois de introduzir este código, o processo para obtenção da Chave Móvel Digital está concluído. 

Independentemente da via que utilizar para obter a Chave Móvel Digital online, num prazo de 5 dias irá receber, em casa, a carta com o código PIN da sua Chave Móvel Digital. 

Está disponível também uma aplicação, quer para Android quer para iOS, que lhe permite receber o código de segurança para cada autenticação que necessite. 

Já sabe da próxima vez que queira aceder à segurança social, marcar uma consulta médica, pedir o registo criminal, criar ou registar uma empresa ou até renovar a carta de condução, tenha a sua Chave Móvel Digital por perto. 

Leia ainda: Renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *