Literacia financeira

Revolut – o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

Sofia Serrano Sofia Serrano , 14 Outubro 2019

Se é um viajante assíduo, especialmente para países fora da zona euro, sabe que, sempre que usa o seu cartão de débito numa ATM para levantamento de dinheiro, é-lhe cobrada uma taxa nunca inferior a 5% por cada levantamento mais as habituais taxas de câmbio e impostos de selo. Para solucionar esta situação e poupar vários euros nas suas viagens fora da União Europeia, existe um cartão (e uma app) que serve este propósito dos viajantes – o cartão Revolut

O que é “Revolut”?

A Revolut é uma empresa britânica, criada em 2015 por dois ex-banqueiros de investimento do Credit Suisse e do Deutsche Bank, que surgiu como uma alternativa digital à banca tradicional, criando um conjunto de soluções de baixo custo que permitem ter uma conta exclusivamente online e um cartão de débito associado – o Revolut da rede Mastercard, que pode ser utilizado gratuitamente, ou com valores reduzidos, em mais de 130 países, tornando o sistema bancário mais transparente.

A Revolut está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Singapura, Japão, Austrália e Nova Zelândia e também em Portugal.

O serviço permite a criação e carregamento de uma conta online, a partir da qual pode fazer pagamentos e compras online no estrangeiro. Tem acesso à sua conta digital através da aplicação nos seus dispositivos móveis e é com essa app e através da criação de um cartão virtual, que realiza todas as operações, desde transferências a pagamentos. Caso queira realizar pagamentos da forma tradicional pode, através da app, requerer sem custos um cartão físico.

Como posso criar uma conta e obter este cartão?

Para criar uma conta Revolut siga estes passos:

  1. O passo é ir ao site da Revolut – www.revolut.com – e indicar o seu número de telemóvel;
  2. De seguida ser-lhe-á enviada uma mensagem com o link para descarregar a aplicação para o seu samartphone;
  3. Após instalação, preencha os dados que lhe são pedidos: nome, data de nascimento, morada e e-mail;
  4. Após o registo pode optar por um dos três planos de serviço: Standard (gratuito), Premium (custo mensal de 7,99 euros) ou o Metal (custo mensal de 13,99 euros);
  5. De seguida pode efetuar a ativação da conta bancária online, que terá um IBAN europeu e para a qual pode fazer transferências a partir da sua conta habitual;
  6. Neste momento ser-lhe-á pedido um top up (depósito de dez euros), para ativação da conta. Este valor pode ser transferido da sua conta à ordem habitual, através de um cartão da rede Visa, Mastercard ou Maestro, ou mesmo através do Google Pay, ficando disponíveis para utilização imediata,
  7. A aplicação solicita o envio de uma cópia do cartão do cidadão e de uma foto do utilizador.

Quais as principais características dos principais planos disponibilizados pelo serviço?

Revolut Standard: Nesta conta o cliente tem direito a uma conta bancária corrente grátis no Reino Unido; a um IBAN europeu gratuito; a fazer compras em mais de 150 moedas à taxa de câmbio real; não cobra taxas em câmbio envolvendo as 29 divisas, até 6.000 euros por mês de gastos, nem comissões por levantamentos em caixas automáticas (até 200 euros por mês).

Revolut Premium: Para além das vantagens de uma conta Standard, permite também o câmbio entre as 29 divisas sem limite de gastos mensais; não cobra taxas nem comissões em levantamentos em ATM's até um máximo de 400 euros por mês; oferece seguro médico no estrangeiro; seguro contra voos e bagagem atrasados; acesso instantâneo a cinco criptomoedas, entre outras…

Revolut Metal: Para além de englobar todas as vantagens da Premium, oferece um cartão contactless em metal, bem como cashback de 0,1% em compras feitas com cartão Revolut Metal na Europa e de 1% nas compras feitas fora da União Europeia.

Quais as vantagens associadas a esta conta / cartão Revolut?

  • -A transparência nos câmbios. É possível converter automaticamente o saldo de uma moeda para outra, entre as 29 divisas mundiais suportadas pela aplicação, sem comissões de câmbio (à taxa de câmbio real);
  • A poupança maior nos câmbios está, se a conversão se fizer dentro da própria app, isto é, imagine que viaja para os Estados Unidos da América, antes de levantar dinheiro deverá converter a quantia que pretende levantar, de euros para dólares, e só então fazer o levantamento numa caixa ATM norte-americana. Neste caso poupará muito dinheiro só pela taxa de câmbio utilizada;
  • Não cobrança de taxas e comissões em operações de pagamento de compras, transferências nacionais e internacionais, entre diferentes divisas. Sendo possível transferir dinheiro de forma gratuita para cerca de 130 nações;
  • Efetuar levantamentos nas caixas automáticas do estrangeiro, sem custos, ainda que com limites mensais;
  • Carregamento da conta gratuito, se feito a partir da associação de um cartão de débito;
  • Através da aplicação pode bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda ou roubo por exemplo, bem como escolher ou alterar o código PIN do cartão;
  • Pode ativar na aplicação uma funcionalidade que impeça a utilização do cartão se ele estiver afastado do seu telemóvel (por exemplo, se for roubado sem se dar conta disso);
  • Em caso de perda ou roubo do cartão durante a viagem, pode pedir uma segunda via para a morada onde se encontra no momento;
  • As transferências entre contas Revolut são imediatas;
  • Pode adicionar o cartão Revolut à sua app da Uber ou Cabify, por exemplo, e dessa forma, poupar dinheiro nas viagens

Recentemente esta aplicação obteve uma Licença Bancária Europeia e está a anunciar novas funcionalidades para breve, incluindo em Portugal, tais como: implementar até ao final do ano, a domiciliação de vencimentos e a concessão de crédito com taxas de juro, que promete, serem atrativas.

Quais as principais desvantagens?

  • O carregamento da conta Revolut através de transferência bancária pode demorar até 3 dias e dependendo do seu banco, pode ter custos associados; 
  • O carregamento da conta Revolut através de cartão de crédito tem um custo associados de 1% do valor transferido;
  • Nas transferências bancárias internacionais, o dinheiro pode demorar entre dois ou três dias úteis a ficar disponível; 
  • Existem limites nos valores de levantamentos, para não pagamento de taxas, de 200 euros na conta gratuita (Standard), de 400 euros na conta Premium e de 600 euros na conta Metal. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2% (mesmo assim, inferior à taxa cobrada por outros bancos);
  • Apesar de não ser necessário dominar o inglês (pois a empresa já disponibiliza uma versão portuguesa da aplicação), caso algo corra mal, continua a ter de estar preparado para contactar uma linha de apoio ao cliente, em Inglês;

Contas Revolut e Autoridade Tributária: 

Pode dizer-se que, o que começou por ser uma startup se está a tornar num banco digital e como tal, os portugueses que têm contas em bancos digitais ou utilizem serviços de pagamentos e aplicações como é o caso da Revolut, têm que o declarar ao Ministério das Finanças. 

Aspetos a ter em conta se possuir uma conta Revolut

  • Qualquer tipo de conta bancária detida no estrangeiro, tem de ser declarada a sua existência, no IRS seguinte ao ano da abertura, independentemente de obter a partir dela, rendimentos ou não 
  • O facto de declarar a existência destas contas, não afeta o reembolso no IRS, é apenas uma informação que tem que ser prestada à Autoridade Tributária, 
  • A informação que tem de fornecer aquando do preenchimento da declaração de IRS é o IBAN da conta no estrangeiro. A declaração deste tipo de contas é feita através do preenchimento do quadro 11 do anexo J, 
  • Se aquando do preenchimento da declaração, não entregou o anexo J, por lapso, não se preocupe, pode sempre entregar uma declaração de substituição com o anexo em falta, 
  • Se um filho seu ou seu dependente for detentor de uma conta Revolut, também precisa de a declarar. Tem de declarar todas as contas detidas pelo agregado familiar. 

Em Portugal, a Revolut tem vez mais utilizadores, principalmente na comunidade viajante, sendo por isso o país que é o seu sétimo maior mercado. 

Na Europa, conta já com mais de 4 milhões de clientes, o que faz com que o volume mensal de transações tenha duplicado desde Julho de 2018 até Janeiro deste ano. 

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