Crédito Habitação

Guião de créditos habitação – Compare todos os parâmetros

Comparar créditos habitação envolve obter e analisar vários factores (spreads, prazos, seguros, etc), que nem sempre são fáceis de recolher e que por vezes acabamos por nos esquecer como são importantes. Para simplificar o processo, criámos um guião de recolha de informação, que esquematiza os factores que consideramos mais importantes na análise e comparação de créditos para a sua casa. O nosso conselho é que utilize este guião quando se dirigir aos bancos e/ou receber simulações, tentando preencher o máximo de campos possíveis. Depois verá que será mais fácil a comparação entre as diversas ofertas que lhe foram feitas, uma vez que consegue ter toda a informação sistematizada e reunida num só sítio. Esperamos que ache este documento útil, caso tenha sugestões de mais informação que deva estar presente por favor deixe um comentário.

[button style="download" color="teal" link="https://www.doutorfinancas.pt/wp-content/uploads/2018/05/comparacaocreditohabitacao.pdf"]Comparação de créditos habitação (versão PDF)[/button] [button style="download" color="teal" link="https://www.doutorfinancas.pt/wp-content/uploads/2018/05/comparacaocreditohabitacao.xls"]Comparação de créditos habitação (versão Excel)[/button]

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

72 comentários em “Guião de créditos habitação – Compare todos os parâmetros

  1. Como se efectua o calcula para retirar o custo do Seguro de Vida numa simulação de credito habitação ?

    por exemplo tenho um TAEG com seguro de vida incluído e vou efectuar fora do banco quero retirar esse custo assim como a seguir calcular com o novo

    1. Boa tarde, Diogo,
      Obrigada pelo seu comentário. A TAEG engloba o custo da prestação, dos seguros e dos custos de manutenção de conta. Para que possa perceber só o valor da sua prestação da casa, deverá solicitar ao seu Banco a FINE (Ficha Informação Normalizada Europeia) onde essa informação estará descriminada.
      Estamos ao dispor.
      Obrigada.

  2. Boa noite,

    Fiz recentemente um empréstimo para construir casa. Deram-me um spread de 1,5%. Fiquei a saber que o meu banco está a fazer agora spreads de 1,25% e como tenho um período de carência de 18 meses (até Fevereiro) disseram-me que posso exigir que me façam o spread de 1,25%, porque enquanto o empréstimo não está a decorrer normalmente (ainda não terminou o período de carência e só estou a pagar juros) posso exigir que me alterem o valor do spread. Posso exigir a redução do spread neste caso? Disseram-me também que posso exigir que me façam o spread igual ao de menor valor do mercado. É verdade?

    Obrigado

  3. Boa tarde eu gostaria de saber se tendo um crédito pessoal se seria possivel pedir um crédito à habitaçao e incluir o o montante k falta pagar no pessoal ao da habitação. Obrigado

  4. Bom dia,

    Agradeço pela informação, e já pude testar o simulador.

    A minha dúvida em concreto é, devo fazer 2emprestimos ,um para comprar o terreno e outro para construir a casa?
    Ou é mais vantajoso fazer um empréstimo com um valor mais alto para comprar o terreno e depois fazer a casa.

    Atentamente,Sheyla Coelho

  5. Boa tarde,
    Estou para comprar uma moradia para construir com terreno.
    Fiz umas simulações no banco,e eis q o banco simula:

    primeiro simula o valor total a emprestar, como se fosse adquirir um imóvel existente com terreno , o que seria irreal pois a moradia ainda ñao existe. ex:150000, c prestação a 621,49

    Segunda simulação:(150000) o valor do terreno e o valor da moradia para construção. No qual fica os 2emprestimos com valor inferior ao valor total de um emprestimo. O mensal dó terreno 94,97 e o valor mensal da construção 340,70 = 435,67. Isto valores simulados de menor valor.

    Chego a uma conclusão que fica mais em conta fazer a segunda simulação. Ou estou errada. Visto pela divergência de valores.

    O gerente falou q a primeira simulação seria melhor , não compreendo ,pois os valores dizem-me o contrário, estou certa?.

    Espero ter-me feito compreender,

    Atenciosamente

    Sheyla Cunha.

  6. Boa noite.

    O meu pai adquiriu uma habitação á uns anos para a qual efectuou um crédito á habitação, actualmente eu e a minha namorada estamos a viver nessa mesma habitação,

    Falta alguns anos para amortizar a totalidade do empréstimo e gostaria de saber se é possivél passar esse mesmo empréstimo do nome do meu pai para o meu nome passando eu a ser responsável pelo restante valor em divida ao banco? Alguém sabe se é possivél fazer isto?

    Desde já os meus agradecimentos,

    Filipe Prates

  7. Bom dia,

    Antes de mais, quero-vos dar os parabéns pela excelente informação que partilham aqui no vosso site, muito útil, sem duvida.
    A minha duvida é a seguinte: Tenho um crédito habitação de 95.000 eur desde 2011 com um spread de 3.4% e gostava de poder transferir o mesmo para outro banco, podendo desta forma usufruir de um spread mais baixo e logo prestações mais baixas. Na conjuntura actual do nosso pais, é possível poder fazer este processo neste momento??? se sim qual o banco.

    obrigado, cumps