Crédito

Crédito Habitação: há vantagens em transferir o crédito?

Será que compensa mudar o crédito habitação para um banco diferente do que nós temos? Que vantagens e desvantagens estão associadas?

André Gavino André Gavino , 17 Fevereiro 2020

Quem tem crédito habitação ou vai comprar casa, por vezes é confrontado com a possibilidade de mudar de banco para assim conseguir condições mais vantajosas para o referido crédito. 

Se é certo que em algumas situações até compensa mudar, por outro há que ponderar bem a sua relação com o banco onde possui o crédito habitação e analisar muito bem os prós e contras de uma alteração de entidade, até porque na iminência de isso se verificar, o seu banco pode apresentar uma renegociação de taxas que acabam por se verificar serem mais acessíveis que na concorrência.

A transferência de créditos habitação tem sempre em consideração, a otimização de uma relação financeira com a entidade bancária, assim como potenciais poupanças que daí possam advir. 

Saiba neste artigo se há ou não vantagens em transferir o seu crédito habitação para um banco diferente do atual. 

Perceber bem o que tem 

Antes de mudar o seu crédito para outro banco, na possibilidade de ter acesso a condições mais vantajosas, convém perceber se o plano que tem no seu banco atual, continua a fazer sentido e não fazendo qual a margem para uma renegociação. 

Uma das principais questões que devemos colocar, tem a ver com os mais importantes fatores que enquanto clientes valorizamos na relação bancária. Entre esses fatores, saltam á vista dois : 

  • Custo do crédito;
  • Spread associado ao mesmo.

Mas para além destes dois elementos, existem outros que devem ser considerados na hora de mudar o crédito habitação para outro banco tais como:

  • Como funcionam as operações financeiras diárias, nomeadamente se o nosso banco atual dá resposta ao pretendido;
  • Tipos de planos de seguros;
  • Aplicações e produtos financeiros: se continuam a compensar ou não

Compromisso de qualidade

Outro dos fatores que deve merecer especial atenção antes da mudança para outra instituição, tem a ver com o tipo de relação e de atendimento de serviço que desenvolvemos com o nosso banco e vice-versa. 

Se a única razão para alterar o crédito habitação para outro banco, se prender com poupanças financeiras e tendo uma boa relação comercial com o seu gestor de conta porque não abordar a possibilidade de rever as condições de atribuição do crédito?

Caso as suas necessidades não sejam atendidas ou as possibilidades e margem de renegociar a dívida se revelarem mínimas, pondere então sempre com a máxima informação e responsabilidade a mudança para outra entidade. 

Conhece todos os custos que tem ? 

Por vezes, pode acontecer que a transferência de um crédito habitação do banco atual para outro, se dê exclusivamente tendo por base uma avaliação de possíveis poupanças a obter financeiramente. 

No entanto, convém perceber quais os custos totais que tem atualmente no seu crédito habitação pois nem só de spread o crédito é feito. Existem outras despesas nem sempre visíveis mas com impacto na sua prestação e que em comparação com outras entidades, acabam por pesar menos um pouco no orçamento familiar. 

Falamos de custos tão variados como : 

  • Seguros;
  • Cartões de crédito;
  • comissões bancárias.

Antes de mudar o seu crédito habitação para outro banco, analise bem o que tem no seu banco atual e verifique, após fazer as contas, se sempre compensa mudar.

Foque-se sempre na TAEG - representa os custos globais do crédito concedido. 

Se a mudança for inevitável, que esperar? 

Caso esteja decidido a mudar o seu crédito habitação para outro banco diferente do atual, há algumas vantagens associadas como por exemplo: 

  • Potenciais poupanças financeiras ( redução do spread, alargamento do prazo, prestação mais reduzida…);
  • Melhoria da relação comercial;
  • Gerir eficazmente os débitos diretos.

E numa perspetiva de otimização da futura relação comercial, as mudanças são visíveis ao nível da contratação do crédito habitação que provém do seu banco atual. 

Conclusão 

Há sempre vantagens na mudança do crédito habitação do banco atual para outro; no entanto, avalie sempre primeiro aquilo que tem e compare com a concorrência para saber se a proposta de alteração traz mais vantagens. 









Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #crédito,
  • #Crédito habitação,
  • #transferencia credito habitação
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *